Categorias
Adam Mattos Notícia Prêmios

VENCEDORES DE PRÊMIOS LITERÁRIOS EM 2019

POR: ADAM MATTOS

Geralmente quando acabo de ler um livro, me pego em uma dúvida cruel: o que ler agora? Será que leio um dos livros que tenho na prateleira, ou compro um livro no Kindle que se adeque ao meu estado de espírito no momento. Na maioria das vezes a segunda opção ganha. Com os E-books tudo ficou mais fácil. Vou escrever sobre minha experiência de pesquisa usando Kindle para escrever um livro, em outra oportunidade. Mas pensando nessa facilidade, resolvi listar aqui os vencedores dos principais prêmios literários de 2019. Pois nada melhor do que ir na certeza, e ler os premiados. Nos casos em que já foram anunciados os prêmios em 2020, colocarei os dois.

Pullitzer 2019

The Overstory – Richard Powers

Pullitzer 2020

O Reformatório Nickel – Colson Whitehead

Aqui eu tenho que falar um pouco desse cara. Colson Whitehead ganhou o seu segundo Pulitzer em 2020. Já havia vencido em 2017 por Underground Railroad – Caminhos para a liberdade, que é um livro espetacular e devastador. Conta a saga de uma escrava pelas ferrovias subterrâneas dos Estados Unidos para tentar ser livre. Whitehead apesar do nome, é um escritor negro de 50 anos, e junta-se à apenas três outros escritores a ganhar o prêmio duas vezes.

Jabuti

 O pai da menina morta – Thiago Ferro

Thiago Ferro é editor da revista Peixe-Elétrico e mestre em História social pela USP. Em 2016 perdeu a filha de 8 anos. Como parte do luto escreveu esse romance. Seu livro de estreia premiado com o maior prêmio da literatura nacional.

Bram Stokes Awards

Coyote Rage – Owl Goingback

Aqui temos mais um vencedor pela segunda vez. Em 1996, Goingback venceu o prêmio de primeira romance do principal prêmio de terror norte americano por seu primeiro livro: “Crota” e agora leva o prêmio de melhor livro. Infelizmente não encontrei nada do autor com tradução para português. Se alguém tiver essa informação, por favor, me conta nos comentários!

Para quem é fã de terror e não lê em inglês, a minha dica é ler o vencedor do ano passado: “O chalé no fim do mundo” de Paul Tremblay. Esse cara, um norte americano do Colorado de 48 anos, ganhou o prêmio por esse maravilhoso livro, mas na minha humilde opinião, o seu melhor trabalho é “Na escuridão da mente”, que ele também venceu o prêmio em 2015. Já em 2020, ele arrebatou o seu terceiro Bram Stoker Awards de melhor livro de contos com “Growing Things Everywhere” ainda inédito no Brasil.

Man Booker Prize

Os Testamentos – Margaret Atwood

Esse é o principal prêmio da literatura de língua inglesa fora dos Estados Unidos. E a vencedora foi a canadense Margaret Atwood, com Os Testamentos, aguardada continuação do romance distópico e profundamente assustador: “O conto da Aia”(The Handsmaid Tale).

Prêmio Goncourt

And Their Children after them – Nicolas Mathieu

Esse é o mais cobiçado prêmio da França. Infelizmente não encontrei o livro em português, apenas em Inglês. Mas para quem gosta de literatura francesa, que assim como os filmes, tem um toque todo especial e característico, recomendo o vencedor de 2016, lançado no Brasil em 2018 : “Canção de Ninar” da escritora de origem marroquina: Leila Slimani. Um livro arrebatador.

É isso pessoal, esses são os principais vencedores. Espero que gostem das dicas, e eventualmente vou tentar escrever sobre todos eles no site. Um grande abraço e boas leituras.

Uma resposta em “VENCEDORES DE PRÊMIOS LITERÁRIOS EM 2019”

Deixe uma resposta