Entrevista com Itamar FS

Nosso entrevistado de hoje é multi talentoso e obviamente um escritor brilhante. Itamar FS

Itamar FS, Potiguar, 29 anos; Amante das Artes,
dedicou sua vida a criar, de suas próprias experiências, materialização, em suas formas.
É Pintor, Escultor, Ator, Musico, e não menos importante, Poeta.
Está para lançar seu primeiro livro de Poesia, intitulado SOUL EU, em breve.
Participou efetivamente em concursos e antologias poéticas durante sua recente carreira como escritor, tendo êxito em seus projetos.
Foi ganhador do Prêmio – Festival Literário Dona Militana 2022 – na Categoria Poesia de Cordel.
E convidado a dar início a um projeto que visa a criação de uma Academia de Letras em sua cidade.

1- Como e quando foi o seu primeiro contato com a escrita?

R: Meu primeiro contato com a escrita foi, de forma mais profunda, com a Poesia. Meu irmão era uma pessoa que admirava a literatura antiga dos românticos. Lembro-me de encontrar diversos poemas com frases sublinhadas, e observações a respeito do próprio poema, em livros e em cadernos dele. Sem dúvidas, esse primeiro contato me fez caminhar por trilhas ainda mais distantes do meio contemporâneo, o que, particularmente influenciou meu estilo literário. Tenho um certo vínculo com essa minha raiz: um apreço incomum, que não me deixa fugir muito do caminho dos antigos.

2- Quais os artistas que inspiram o seu trabalho?

R: Meu trabalho segue a influência do Ultrarromantismo, no que se refere ao subjetivismo particular do Eu. No entanto, sem o Eufemismo, comum da escola antiga, que servia para atenuar o enredo das criações poéticas. Por essa realidade mais crua, sinto a influência bem profunda do Augusto dos Anjos, que o tenho como um grande Mestre.

3- Qual o seu método de criação?

R: Meus conflitos internos vez ou outra transborda o copo… Quando isso acontece, eu costumo beber do que derramei, e assim, tento descrever um pouco do sabor subjetivo dessa fonte. À parte, gosto de pensar em temas, e em diálogos, para tentar expressar pensamentos. As vezes funciona.

4- Qual o seu gênero literário favorito?

R: Poesia, é, sem duvidas, o meu forte. Embora eu também tenha uma boa experiência com Contos. Quem sabe um dia eu equilibre essa balança.

5- O quê está lendo ultimamente?

R: Em Poesia, ando lendo as Flores de Baudelaire; Em Estudos, ando observando a Historia. Isso tem me ajudado muito a compreender alguns contextos e me dando ideias interessantes sobre muitas coisas; Em Romance e Contos, eu ando revirando temas de Horror e Psicologia. Quem sabe, num futuro breve, eu me aventure por esses caminhos.

6- Conte sobre os seus projetos:

R: Acredito que irei tirar da gaveta parte de minha obra durante o ano de 2023. Tenho algumas coisas já bem encaminhadas, e outras que ainda preciso rever. Sem pressa! Também pretendo me dedicar em criações de Contos nesse ano que está chegando. Quem sabe até lance algo desse tipo no decorrer do ano.

7- Como você vê a literatura no Brasil atualmente?

R: Depois que o Modernismo rasgou o véu do anonimato, os Poetas, de fato, se tornaram mais livres. Antigamente era tudo muito seletivo, preso às escolas literárias, que fomentavam ainda mais essa ideia. Embora competitivo, vejo com bons olhos o cenário contemporâneo. Com um bom trabalho, todos tem a chance de descansar à sombra da historia.

8- Cite 3 escritores brasileiros em atividade que você admira?

R: Tenho sincero apreço e admiração por 2 escritores, dos quais tenho a honra de trilhar junto, as veredas contemporâneas da Literatura Brasileira. São eles:
Maria Goretti dos Santos Queiroz, com sua Gigantesca obra, muito bem organizada e precisa. (que suas correntes nunca cessem!
Marcos Paulo Magalhães; Amigo de longa data, não só em Letras, mas na Musica. ( Que nunca sejamos esquecidos! )
Não poderia caber em um solitário numero, o meu respeito para com todos do O Corvo Literário – estes, que, sem nenhuma sombra de dúvida, são os melhores! Tenho a honra de percorrer essa jornada junto aos Mestres desse Coletivo. Portanto, deixo aqui, resgistrado, minha admiração: ( Vida Longa, Amigos! )

9- Livro físico ou digital?

R: Os dois! Embora eu pense que seja bem diferente as finalidades de cada um.

11- Faça suas considerações finais ou deixe uma mensagem:

R: ’’As Poesias escondem segredos que a gramatica jamais poderia descobrir… ’’
Itamar FS

2 comentários em “Entrevista com Itamar FS

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site desenvolvido com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: